-
Arquitetos: Malik Architecture
- Área: 1 ft²)
- Ano: 2019
-
Fotografias:Bharath Ramamrutham
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os bairros existentes em Delhi têm sido tradicionalmente definidos por casas de dois pavimentos afastadas das ruas arborizada e protegidas por um jardim frontal. Esta relação foi alterada pelos novos regulamentos de urbanismo que permitem estruturas mais altas, consumindo uma área maior e com recuos reduzidos. A condição urbana resultante cria a sensação de edifícios se impondo na rua e no interior das casas, é palpável a ausência de coberturas verdes/pátios e luz. O plano do solo, anteriormente com jardins e pátios/espaços sociais, foi ocupado pela garagem, eliminando qualquer conexão significativa com a rua externa.
Este projeto reavalia a forma do edifício conforme as diretrizes atuais de urbanismo e a adapta para restabelecer a sensação da condição urbana pré-existente. O pavimento inferior da casa é aberto para permitir a continuação da rua através da casa, criando um jardim profundo que se propaga para baixo no subsolo e para cima através de uma série de pátios e fissuras fragmentadas. O pátio central é uma rede de vazios labirínticos que correm lateral e verticalmente pela casa, funcionando como coletor de luz e balanceador térmico e expresso como uma combinação de espaços verdes, vazios profundos e claraboias. Um gigantesco pilar estrutural é um pivô de suporte de carga para a superestrutura em balanço, criando um solo sombreado e ressoando a linguagem das instituições monumentais de Delhi.
Como conceito, adaptamos a face oeste da casa para receber uma luz filtrada por meio de perfurações, telas e claraboias do norte sem abrir nenhuma vista para o oeste, pois há outra casa a apenas 6 m (20 pés) de distância. Esta disposição nos permite trazer a máxima quantidade de luz do norte e noroeste da casa, onde ela possui a maior abertura.
Os principais espaços sociais abrem-se para terraços com grandes volumes salientes e segunda peles articuladas. Os sistemas de brises fixos e articulados são versões adaptadas do tradicional 'jaali' - um elemento arquitetônico típico do norte da Índia. A luz do sul é trazida para dentro da casa através de uma fissura vertical, profunda e recuada que divide os volumes no sul. Ao alongar e estreitar o núcleo principal de circulação, criamos um grande volume aberto contínuo (9m x 24m / 32ft X 80ft), dentro do qual inserimos a maior parte das áreas sociais. Isso nos permitiu perfurar a casa com um vazio vertical sem comprometer a área útil e manter a casa visualmente unificada.
O pátio térreo é sombreado a sul/oeste e recebe muita luz do norte, se estendendo até o subsolo e subindo através do pátio central principal, que também atua como um dispositivo climático, adaptável no verão/inverno. Ao elevar o volume principal a uma altura de 5 m (18 pés) do nível do solo, um grande jardim foi aberto ao norte. Um grande recorte traz luz para o subsolo e este espaço se conecta com o vazio vertical que percorre a casa.